Decálogo
das Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (JIA)
1.
As JIA (Jornadas de Jovens
em Investigação Arqueológica) são um evento científico realizado por e para os
jovens investigadores em Arqueologia, entendendo como tal quem não tenha defendido o doutoramento.
Isto inclui tanto o Comité Científico, como o Comité Organizador, os
coordenadores e os participantes.
2.
O debate em Arqueologia será o eixo ideológico e estrutural do JIA.
As sessões deverão focar-se na discussão ou no debate sobre os temas planeados
nas sessões e mesas redondas. Este tipo de conteúdo prevalecerá sempre sobre
meras apresentações de dados.
3.
A itinerância das jornadas dentro da Península Ibérica deve ser
garantida. Não se poderá repetir a instituição/sede em dois anos consecutivos.
Esta itinerância deverá decidir-se nas jornadas de cada ano por parte do Comité
Científico e do público assistente nas Jornadas (ver apartado O Comité Científico e Bases a ter em conta ao apresentar uma
candidatura…)
4.
As jornadas terão uma periodicidade anual e celebrar-se-ão
sempre no mês de Maio.
5.
As JIA deverão ser organizadas por um coletivo de jovens
investigadores vinculados à instituição onde se celebra cada edição, que
constituirão o Comité Organizador.
Evitar-se-ão personalismos, sendo sempre o coletivo como tal a parte visível
das tarefas de organização e publicação. Este coletivo pode ser um grupo de
estudantes de doutoramento de um departamento universitário, sem que haja a
necessidade de constituir-se formalmente como associação, embora o Comité
Científico aconselhe a sua formação em prol da comunidade que formamos e porque
facilita a organização da JIA como para as possibilidades de financiamento.
6.
O Comité Científico será a figura que supervisionará e colaborará no desenvolvimento das jornadas JIA com
o Comité Organizador. O Comité Científico é composto por 7 jovens
investigadores pertencentes aos coletivos que organizaram o JIA nos anos
anteriores (ver apartado específico). Sempre que possível, a totalidade do
Comité Científico deverá estar presente na celebração das JIA.
7.
Em cada edição das JIA se
deliberará a eleição da sede para o
ano seguinte (ver apartado O Comité
Científico e Bases a ter em conta ao
apresentar uma candidatura…).
8.
É necessário, sempre que
possível, que participem membros de
ambos os sexos na organização das jornadas.
9.
O preço da inscrição no JIA deverá ser o mais reduzido possível.
Neste sentido, deverão sempre oferecer-se dois formatos de inscrição: com e sem
direito atas.
10.
As jornadas deverão contar
necessariamente com uma percentagem substancial de financiamento externo (pelo menos 40%), para que os gastos da
organização não se repercutam principalmente nos participantes e assistentes.
11.
É estabelecida a obrigatoriedade de publicação de atas.
Deverão ser em suporte de papel e difundir-se também pela Internet em formato
eletrónico. No caso de não se poder publicar em formato de papel o Comité
Organizador deverá comunicar os motivos pertinentes ao Comité Científico antes
da celebração das Jornadas para que este possa tomar uma decisão consensual a
respeito. No caso de a publicação ser apenas em formato eletrónico (decisão
prévia do Comité Científico) o preço da inscrição deverá descer consideravelmente
(ver apartado Bases a ter em conta ao
apresentar uma candidatura). Por sua vez, exige-se como mínimo de difusão (25 obras completas) entre as
bibliotecas dos principais centros de investigação/universidades peninsulares,
pelo menos um por região. Recomenda-se a difusão das atas a nível europeu e
internacional sempre que possível, para facilitar o acesso as mesmas fora do
território peninsular. As atas deverão ser publicadas antes da celebração da
edição seguinte das Jornadas.
12.
Deverá redigir-se uma memória final num prazo de 2 meses, que
será publicada na Internet e enviada ao Comité Científico. Deverá conter uma
descrição das atividades realizadas; uma exposição detalhada dos índices de
participação, assistência, repercussão nas Jornadas; uma memória económica detalhada,
anexando toda a documentação emitida publicamente pelo Comité Organizador
(convocatórias, circulares, etc.).
13.
Velar-se-á pelo emprego de
uma linguagem não sexista na
celebração das Jornadas e em toda a documentação prévia e posterior ao evento.
14.
Haverá a possibilidade de
participar no JIA tanto dentro das sessões
programadas e mesas redondas
(com apresentações orais ou posters inseridos nas sessões) como mediante posters de temática livre. Todas as
propostas de posters de temática
livre serão aceites, sempre que reúnam as condições de qualidade necessárias e
sejam da autoria de jovens investigadores, respeitando as limitações
logísticas, formais e económicas do JIA.
15.
A organização de cada
edição ajustar-se-á a um calendário e a um esquema pré-definido. Em primeiro
lugar, publicar-se-á uma convocatória para sessões a meados de Setembro do ano
anterior à celebração das jornadas e será encerrado o prazo de aceitação de
sessões até 15 de Dezembro. Neste
momento, o Comité Organizador e o Comité Científico elegerão as sessões que
mais se aproximem dos interesses da convocatória (ver ponto 16), tendo sempre
em consideração a filosofia do JIA de favorecer o debate e a discussão, que o
maior número de jovens em investigação arqueológica possa acolher. Antes de 15 de Janeiro, serão
publicadas as sessões eleitas que comporão a edição das JIA, abrindo-se o prazo
para a apresentação de propostas de trabalhos dentro de cada uma das sessões,
assim como para os posters independentes.
Em meados de Março os coordenadores apresentarão ao Comité Organizador cada
uma das sessões encerradas. A partir de então, publicar-se-á o programa das
Jornadas e abrir-se-á o período de formalização de inscrições e pagamento das inscrições,
sempre com 2 meses de antecedência da celebração das JIA.
16.
Entre as sessões propostas
o Comité Organizador selecionará 75% das propostas enquanto o Comité Científico selecionará os 25% restante.
***
O
Comité Científico
Cria-se
a instituição do Comité Científico das JIA. Este Comité terá como missão
supervisionar que a cada ano se respeitem todos e cada um dos pontos dos pontos
incluídos no Decálogo, para garantir a estrutura mínima das JIA.
Todas
as decisões levar-se-ão a cabo democraticamente na forma de uma pessoa um voto
(isto inclui as modificações no presente Decálogo). Além disso, o Comité
Científico decidirá quem organizará as JIA a cada ano com 80% dos votos
(juntamente com o público, 20% restante), em função das propostas que receba,
garantindo a itinerância das Jornadas (ver ponto 3 e 7 de Decálogo).
Seguindo
o ponto 16 do Decálogo, reserva-se ao direito de eleger 25% das sessões
propostas a cada JIA. Assim, o Comité Científico deverá estar convenientemente
informado de cada etapa da organização das Jornadas por parte de quem as
organiza.
Formação
do Comité Científico
Os
membros do comité serão sempre 8 e irão rodando anualmente da seguinte maneira: a cada ano, duas pessoas do
Comité Organizador das novas JIA passarão a formar parte do Comité Científico e
os dois mais antigos sairão. Desta forma, só serão membros do Comité Científico
jovens investigadores que organizaram as JIA nalgum ano, favorecendo a
mobilidade do Comité e a renovação de ideias.
Se
o Comité Organizador de alguma edição das JIA incumpre o Decálogo em algum
ponto, o Comité Científico pode impedir que se celebre o congresso sob o nome
de “JIA”.
A
legitimação do Comité Científico e a sua forma emana da aprovação popular que a
comunidade de jovens investigadores outorgue ao Decálogo e à presente
iniciativa na sessão informativa do JIA’09. Não consideramos necessário
recorrer a formas mais autoritárias para garantir o cumprimento do Decálogo e
confiamos no potencial do coletivo para levar este projeto a bom porto e sem
conflitos de ordem maior.
Assembleia
do JIA 2009 17/04/2009
Revisto
e Atualizado pelo Comité Científico 2013/2014
***
Bases
a Ter em Conta ao Apresentar uma Candidatura para Organizar o una Edição das
Jornadas de Jovens em Investigação Arqueológica (JIA)
Os
encontros de Jovens em Investigação Arqueológica (JIA) têm como objetivo
fomentar a discussão, o contacto e o ponto da situação da investigação entre as
pessoas que se dedicam a Arqueologia e que ainda não tenham defendido a sua
tese de doutoramento.
A
eleição de uma nova organização das JIA é feita pelo Comité Científico
devidamente constituído juntamente com o público assistente nas Jornadas. O
repartir dos votos entre ambos os responsáveis é de 80% para o Comité
Científico (10% por cada membro do mesmo) e 20% para o público assistente, que
votarão a candidatura vencedora no final das Jornadas.
Condições
a seguir para a apresentação de candidaturas JIA
Tendo
em conta que a decisão de uma nova candidatura não está sujeita a uma normativa
estrita (para dar uma maior liberdade a diferentes propostas apresentadas)
devem cumprir-se as seguintes condições gerais:
1)
Podem apresentar
candidaturas para a organização de uma nova edição das JIA todos os grupos,
coletivos ou organizações (priorizando aquelas legalmente constituídas) que
trabalhem no âmbito da Arqueologia no seio de uma universidade ou centro de
investigação de carácter público ou uma organização cultural/profissional sem
fins lucrativos.
2)
Nenhum membro do dito
grupo, coletivo ou organização pode ter ser doutorado.
3)
Não incumprir o Decálogo
das JIA.
4)
Respeitar o design do logotipo das Jornadas assim
como o nome: Jornadas de Jovens Investigadores em Arqueologia (abreviado JIA)
seguido do ano em curso em formato numérico. O carácter do congresso é
internacional e pode escrever-se no idioma que se deseje sempre e quando se
proporcione a tradução em castelhano e inglês, que neste caso será: Young Researchers in Archaeology Conference
seguido igualmente do ano e da edição em formato numérico.
5)
Publicação de atas das
Jornadas, preferencialmente em formato papel (ver ponto 11 do Decálogo).
6)
As candidaturas para a
organização da seguinte edição das JIA devem apresentar-se no final das JIA em
curso num ato público e como parte do programa científico das Jornadas. O
Comité Organizador disponibilizará o que for necessário para que as diferentes
candidaturas possam ser apresentadas em igualdade de condições.
Estas condições gerais devem ser cumpridas para a celebração
de uma nova edição das JIA. O Comité Científico, juntamente com o público, avaliará
as candidaturas no final das apresentações e divulgará a sua decisão antes do
fim das JIA em curso.
Pontos a valorizar nas candidaturas para a organização das
JIA
1)
Viabilidade
científica da proposta
Valorizar-se-ão
as candidaturas que apresentem uma qualidade científica demonstrável na sua
proposta de programa. A originalidade e a continuidade na linha crítica e
fomento do debate também se terão em conta.
2)
Viabilidade
logístico-organizativa da proposta
Valorizar-se-ão
as candidaturas que apresentem uma qualidade e capacidade demonstrável para a
organização a nível logístico e económico das Jornadas. A este respeito, os
seguintes pontos são importantes na seleção da proposta:
-
Disposição de instalações para o desenvolvimento das Jornadas (auditórios,
sala, etc.)
-
Pressuposto económico geral orientador coerente e possíveis linhas de
financiamento realistas.
-
Localização da sede das Jornadas de fácil acesso e económico.
-
Preço da inscrição económico: com um preço orientador de 50 euros com direito a
atas e consideravelmente menos – metade aproximadamente – se as atas forem
publicadas em formato digital (ver ponto 11 do Decálogo).
-
Capacidade de dar difusão às JIA entrantes (especialmente no que se refere a
recursos web)
-
Experiência organizativa do grupo, coletivo ou organização que apresenta a
candidatura.
-
Também se valorizam as propostas provenientes de agrupamentos expressamente
constituídos para a celebração das JIA e que tenham a intenção de seguir
constituídas uma vez finalizadas as Jornadas.
Todos estes pontos são
recomendações para uma boa avaliação de uma proposta de candidatura. Não
obstante, a originalidade dentro da linha do Decálogo da JIA também será
valorizada.
O
processo de seleção e o calendário de apresentação das candidaturas
Para
apresentar candidaturas às JIA deverá entregar-se um dossier em formato PDF com a proposta de candidatura ao Comité
Científico das Jornadas (jia.comitecientifico@gmail.com).
A data limite para apresentar o dito
dossier, será de 15 dias úteis antes do início das Jornadas.
Na
semana seguinte o Comité Científicos ordenará todos os dossiers recebidos e enviar-lhos-á ao Comité Organizador, de modo a
que este possa proceder à sua publicação online na página web das JIA com uma
semana de antecedência antes das Jornadas, ficando assim garantido o acesso às
propostas por parte de todos os participantes do JIA.
Durante
das Jornadas apresentar-se-ão as candidaturas publicamente na data que se
acordará para tal dentro do programa científico. A este respeito, é preferível
que a data escolhida seja o último dia das JIA e que se reserve pelo menos uma
hora para a apresentação das diferentes propostas. No caso de existirem várias,
a ordem de apresentação será escolhida por sorteio.
Como
foi indicado anteriormente, a decisão de avaliar e selecionar as candidaturas
para organizar as futura JIA recaí sobre o Comité Científico e o público
assistente. Este último poderá votar a proposta que lhe pareça mais apropriada
em conformidade com os pontos anteriormente citados de duas formas possíveis: online ou nas próprias JIA através de
cédulas que estarão à disposição. De qualquer forma, o Comité Organizador de
cada sessão decidirá de forma que será levada a cabo esta votação em função da
disponibilidade de meios.
A
decisão final (soma de 80% dos votos do Comité e 20% dos votos do público) será
comunicada no fim das Jornadas. A dita comunicação será realizada no ato da
entrega do selo das JIA, entre o Comité Organizador cessante e o Comité
Organizador da futura edição. No mesmo ato será anunciado publicamente a nova
constituição do Comité Científico, do qual deverão sair os dois membros mais
antigos e dar lugar a dois novos.
Comité
Científico 2011/2012, 19 de Dezembro de 2011
Revisto
e atualizado pelo Comité Científico 2013/2014
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